quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Como Organizar a Festa Perfeita

Primeiramente, você deve decidir que tipo de evento/festa fará, o que é meio óbvio, já que você com certeza já saberá qual tipo de festa quer.
Após decidir se é uma festa de casamento, debutante, convenção, aniversário da empresa etc, você deve começar a pensar nas seguintes coisas:

1- Data

Ao contrário do que muitos pensam, a data é a primeira coisa que deve ser decidida, assim, ao começar a colocar tudo no papel, você deverá saber quanto tempo terá para se planejar, e até mesmo para já ir entrando em contato com as empresas contratadas.

2- Se irá contratar ou não um (a) organizador (a)

Assim, você já fica ciente se deverá pensar em tudo, ou terá uma ajudinha extra, uma dica para quem está economizando nos gastos e não quer contratar uma organizadora, é contar com a ajuda de amigos e família, assim, não ficará todas as tarefas para você e tudo sairá bem mais organizado.

3- O local

Seja ele qual for, você deverá escolher ele antes de muitas coisas, principalmente antes de contratar ou comprar sua decoração. O local é importante ser decidido antes de você montar a sua lista também, assim, saberá quantas pessoas o lugar suporta.

4- Convidados

Se for uma festa de aniversário ou casamento, é sempre importante convidar apenas as pessoas mais próximas, mesmo que sejam muitas. Uma dica é não sair chamando qualquer pessoa que você conhece, pois assim a festa ficará muito grande, e consequentemente, cara.

5- O quanto está disposto a pagar

Essa deve ser uma das primeiras coisas decididas, assim irá encaminhar todo o restante da festa. Com um bom orçamento, você poderá contratar organizadores e/ou convidar mais pessoas. Por isso, sente um dia e coloque tudo na ponta do lápis, assim, verá quanto irá gastar, e quanto pode gastar.

6- Decoração

Mesmo que não haja um tema, é importante definir como será a festa. A paleta de cores, aonde será colocadas as mesmas, entre muitas outras coisas, caso você estiver em dúvida, peça ajuda para pessoas próximas, e se o orçamento estiver mais alto, contrate um decorador ou organizador.

7- Iluminação/Dj/Buffet

Uma festa sem música e com comida ruim não é uma festa. Por isso, não caia na besteira de querer economizar dinheiro não contratando um dj com serviço de iluminação, achando que você poderá fazer sozinho, até pode, mas, não sairá igual. Um bom buffet é muito importante também, por isso, experimente muitos antes de decidir qual realmente quer, e se estiver com um dinheiro a mais, contrate garçons para servir os convidados.

8- Convites

Não pense que é uma parte fácil e que deve ser deixada por último, pois não é. Um convite, deve ser entregue com no mínimo um mês de antecedência, seja qual evento for. Procure boas gráficas, peça a ajuda de amigos para embala-los e entregue pessoalmente para cada convidado. Não deixe de ter um, pois um convite virtual (evento em Facebook ou mensagem em e-mail etc) não é a mesma coisa.

9- Parte pessoal

Se é uma festa de casamento ou aniversário, a parte pessoal também é muito importante. Veja seus horários no dia e marque salão, manicure etc tudo antes, não deixe isso por último pois pode atrasar sua festa. O vestido também deve ser escolhido com pelo menos uma semana de antecedência da festa.

10- Lembrancinhas 

Talvez você não opte por essa opção, mas em casamentos e aniversários é importante ter. Por isso, seja diferente! Procure coisas diferenciadas na internet, revistas ou até mesmo em outras festas e faça uma lembrancinha que tenha haver com sua festa, sua personalidade e que seja criativa! É importante ter mais lembrancinhas que convidados, por exemplo, se na sua festa terá 200 convidados, tenha no mínimo 220 lembrancinhas.

11- Segurança

Se for um evento muito grande, não deixe de ter em sua festa. Assim, impedirá que pessoas desconhecidas entrem ou que algum problema maior seja causado.

12- Organização

Essa é a parte mais importante da festa : ser organizado (a). Se você acha que não irá se lembrar de tudo, conseguir falar com todas as empresas ou algo do tipo, peça para sua mãe ou alguém próximo, mas é muito importante que seja alguém responsável e com tempo livre para correr atrás das coisas.
Se você quer a festa, tem que fazer acontecer! Não adianta apenas por tudo no papel, tem que correr atrás das coisas para que saia tudo como planejado no dia.
Com muita organização e com esses outros 11 passos citados à cima, fica fácil fazer uma boa festa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário